mascote
PUB


vulva inchada depois de fazer sexo

Você costuma ficar com a vagina inchada depois do sexo? Cada mulher costuma ter sensações e alguns sintomas diferentes depois da relação sexual, e o inchaço na vagina é um deles.

O ato sexual envolve uma série de mudanças que ocorrem em nosso organismo, como o aumento do fluxo sanguíneo, batimentos cardíacos acelerados, entre tantas outras.

Neste artigo, vamos falar sobre a questão da vagina inchada depois do sexo. Será que é normal? Por que isso ocorre?

Confira tudo!

 Por que a vagina fica inchada depois do sexo? 

Quando as preliminares começam, tudo vai ficando gostoso  e nosso corpo passa a se manifestar e se preparar para o ato. A vagina se lubrifica para poder receber a penetração.

Mas, principalmente naquele início da penetração, é normal a mulher sentir uma leve ardência e até uma dorzinha, é que a vagina é repleta de músculos e terminações nervosas. Então, ela também precisa se acostumar com aquele exercício inicial. 

O corpo começa a ficar cada vez mais quente, já que o sangue passa a correr mais rapidamente. Além disso, na região da vagina, também cheia de vasos sanguíneos, começa a ficar mais volumosa, inchada, pela excitação e concentração de sangue.

Ou seja, é absolutamente normal a vagina inchada depois do sexo. Trata-se de uma questão fisiológica e que ocorre com todas as mulheres. Tanto o clitóris, a vulva como os grandes lábios ficam mais inchados.

Principalmente nos grandes lábios é onde se nota mais a vagina inchada depois do sexo. Você mesma pode fazer o teste, colocando seus dedos levemente antes da relação, quando estiver sozinha no quarto, e observe como ela tem o tamanho normal. A pele geralmente está morna e suave. 

Depois do sexo, sinta com os dedos nos grandes lábios e note a região bem mais quente e inchada. 

A mesma coisa acontece com o pênis. Para ele ficar ereto, ocorre uma grande concentração de sangue na região, preparando o homem para o sexo. A glande (cabeça), costuma ficar vermelha e inchada.  

Quanto tempo a vagina permanece inchada depois do sexo? 

Pode demorar alguns bons minutos até o corpo ir voltando ao seu estado normal, o sangue ir esfriando e, consequentemente, a sua vagina vai desinchando.

Não precisa se preocupar e nem muito menos sentir vergonha por isso. Muitas mulheres pensam que a vagina inchada depois do sexo acontece porque o companheiro pegou um pouco pesado, mas não é bem assim.

Claro, se ele fizer tudo com muita brutalidade poderá machucar você internamente, causando riscos para a sua saúde. Mas a vagina inchada, inclusive antes mesmo da penetração ela já vai apresentando sinais, o voluma dela vai se transformando e ficando mais inchadinha mesmo devido a excitação.

Então, não é a penetração que causa inchaço, e sim o processo fisiológico do corpo e a preparação para o sexo.

 labios vaginais inchados

Quando devo me preocupar com a vagina inchada depois do sexo?

Esse inchaço que comentamos anteriormente é normal e faz parte do processo que o corpo passa para receber o pênis. 

Porém, caso a mulher esteja com alguma infecção na região, como é o caso da candidíase, pode ocorrer inchaço na vagina e aí sim é preciso procurar um médico para tratar a doença.

Em uma penetração mais forte, principalmente se o corpo não estiver preparado suficientemente, falta a lubrificação e a mulher pode sentir dor. 

Quando o homem faz movimentos muito bruscos sem a mulher estar preparada, pode causar além da dor, claro, a inflamação na região devido ao atrito. 

Esse tipo de inchaço na vagina não é normal, por isso, é preciso entender que para o sexo saudável existe todo um momento de carinho e cuidado que precisa haver de ambas as partes.

Cuide bem do seu corpo e da sua vagina 

Como você pode observar, a vagina inchada depois do sexo é algo normal e que faz parte da fisiologia do corpo. É o seu sangue que circula, deixa a região mais quente e, devido aos vasos sanguíneos, a vagina fica inchada. 

É sempre importante estar atenta para ter a certeza de que sua saúde está normal, e que não há nada de errado com o canal vaginal, por exemplo, e nem doenças infecciosas, pois isso pode sim causar também inchaço na região, mas esse precisa de tratamento.

Cuide bem do seu corpo e de toda a sua saúde como um todo. Antes da penetração, você e o seu parceiro precisam cuidar um do outro para que possam se preparar para o sexo.

Principalmente a mulher, precisa se preparar ainda mais para que a vagina fique bem lubrificada. Dessa forma, ela poderá receber a penetração sem causar dor e ardência.

Leia mais: