mascote
PUB


Jello Aska

Gosta tanto de sexo na mesma proporção que tem paranóias com DST's.

História da AIDS

Nós, os seres humanos, a espécie dominante na Terra, temos uma grande responsabilidade para com o ambiente e com os sistemas naturais do nosso planeta, assim como todos os componentes biológicos que neles estão inseridos. Mesmo porque, se não aprendemos a preservar por bem, aprenderemos então por mal.

supergonorreia

A seleção natural, fenômeno biológico identificado por Charles Darwin (e Alfred Wallace) no século XIX, se mostrou uma das principais diretrizes para entendermos como as espécies surgiram no planeta, e como as mesmas se desenvolveram (apesar de encontrar ainda muitas resistências, principalmente nos meios religiosos, já que esta teoria vai contra o que proclamam as muitas escrituras sagradas de épocas antigas).

Riscos do Sexo Oral

Sabe-se que as infecções sexualmente transmissíveis, as IST, são importantes tipos de causalidades de doenças humanas, dentre o grande rol das doenças infeciosas, como as transmitidas por mosquitos, as transmitidas por alimentos, as transmitidas por objetos contaminados, as transmitidas pelo ar, entre outras.

A transmissão sexual do virus Zika

O ano de 2015 marcou tristemente o Brasil: foi o período quando se identificou os primeiros casos de transmissão autóctone do vírus Zika no país, além de também ter sido identificado o primeiro surto de casos de bebês nascendo com malformação cefálica associado a esta infecção, chamada tecnicamente de Síndrome da Malformação Congênita associada ao vírus Zika (popularmente conhecida como microcefalia).

Anticoncepcional masculino

Apesar de o preservativo, também conhecido como Camisa de Vênus – ou simplesmente camisinha (como é popularmente conhecido em alguns países de língua portuguesa, como o Brasil) - ser ainda o melhor e o mais eficaz método de prevenção contra IST`s, assim como na prevenção da gravidez indesejada, outros tipos de profilaxias e práticas voltadas a estas precauções estão sempre sendo estudadas e desenvolvidas.

Sexo lésbico e IST´s

Quando se fala de educação sexual, tenta-se generalizar em um grande e uniforme grupo de pessoas, por assim deduzindo que todas estas estão, individualmente, expostas aos mesmos riscos, sem considerar as diferenças que existem entre elas, seja de natureza anatômica, seja ainda os fatores comportamentais e até socioeconômicos.

Herpes Genital

Dentro da grande variedade de vírus que infectam os seres humanos, temos aqueles altamente patogênicos que causam verdadeiras enfermidades e distúrbios em nossa saúde, como o HIV, o Ebola e o SARS; ao mesmo tempo, existem aqueles menos patogênicos, os quais mesmo nos infectando, não causam maiores problemas, como o resfriado e alguns tipos do vírus HPV (considerando que seu respectivo hospedeiro esteja com o seu sistema imunológico normalizado).

riscos do sexo anal

Quando, antes do ano de 1983, época que foi cunhado o termo Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida (em inglês, Acquired ImmunoDeficiency Syndrome, anacrônico para AIDS), a doença ainda era chamada de “câncer gay” ou “peste gay”, para a época tal designação refletia uma grande ignorância de nós, os seres humanos, perante os fenômenos biológicos em que estamos inseridos.

vacina contra o HPV

Existe uma forma de proteção bastante efetiva contra agentes infecciosos, a qual anda em descrédito por alguns fundamentalista anti-ciências, mas que mesmo com todo esse alvoroço ainda se mostra um importante meio de controle da transmissão de vírus causadores de doenças: a vacina.

DST’s que podem afetar a gestação dos bebês

Um dos momentos mais importantes para a nossa espécie (na verdade, para qualquer espécie de ser vivo) é a reprodução: talvez dos fenômenos biológicos mais importantes, já que é ela quem permite a perpetuação da espécie, a única maneira de manter a “eternidade”.

Candidíase

Muitas vezes quando pensamos em doenças sexualmente transmissíveis (hoje em dia chamadas tecnicamente de infecções sexualmente transmissíveis, ou simplesmente IST’s) a ideia fica restrita aos patógenos que se desenvolvem apenas nos órgão genitais, como o pênis e a vagina (e suas respectivas estruturas, como a região epitelial, a uretra, entre outras), ou ainda no ânus.

Sífilis

Considerada uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais antiga do mundo, a sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum (subespécie pallidum), sendo atualmente este patógeno, e sua respectiva enfermidade, bem controlável a partir de tratamentos acessíveis, estes utilizando antibióticos.

Hepatite D

Das muitas Infecções Sexuais Transmissíveis (IST) causadas por vírus, a hepatite D é sempre uma das mais lembradas, mesmo que isso não se deva exclusivamente pela importância dos vírus transmitidos por estas vias.